Cabeamento Estruturado
O que é o cabeamento estruturado e para que serve?
O cabeamento estruturado é um sistema de cabos, conectores e dispositivos que permitem estabelecer uma infraestrutura em telecomunicações. Entretanto, sua instalação e características devem estar de acordo com algumas normas para, de fato, o sistema ser considerado um cabeamento estruturado.
Além disso, por meio dele é possível a transmissão de qualquer tipo de sinal elétrico envolvendo dados, telefonia, áudio, vídeo, segurança e controles ambientais, possibilitando uma ampla capacidade de crescimento e gestão. Ou seja, ele é a base de uma moderna rede de informações.
Por que usar o cabeamento estruturado?
Em cenários de reestruturação empresarial, o cabeamento estruturado contribui para evitar a perda de tempo com alterações e manutenções na estrutura, prevenindo também o congestionamento de dados, resultando numa perda de performance da rede da sua empresa.
Quais as vantagens de utilizar o cabeamento estruturado?
Vantagens de utilizar o cabeamento estruturado:
• Facilidade de implantação de novas instalações;
• Melhora o ambiente visual da empresa;
• Melhora identificação dos cabos e de erros na rede;
• Prevenção de possíveis curtos e panes de sistema;
• Livre circulação de dados;
• Manutenção rápida e segura;
• Facilidade na mudança de ramais telefônicos e portas de dados;
• Melhora o desempenho e a segurança da rede;
• Oferece suporte às novas tecnologias e muito mais.
Fibra óptica, emendas e fusão – O que você precisa saber
Com o aumento do uso da Fibra Óptica é muito importante contar com empresas qualificadas para realizar a devida manutenção da sua rede empresarial de transferência de dados. Aprofunde-se um pouco mais sobre esse assunto neste post!
Cada vez mais, empresas de diferentes segmentos estão investindo em tecnologia de ponta para conseguir aumentar a sua produtividade e também satisfazer seus clientes mais exigentes.
Nesse sentido, a fibra óptica surge como uma excelente opção de material para substituir os antigos canos usados para conectar as redes domésticas e empresariais.
Essa fibra é um fio feito de materiais dielétricos e transparentes, que possuem uma luz que percorre por dentro do seu interior até chegar ao destino final. Essa luz leva uma quantidade grande de informações, de forma segura e rápida, que pode atingir centenas de quilômetros sem perder o sinal.
É óbvio que essa tecnologia precisa de manutenção. É aí que surge a necessidade das emendas. As emendas ópticas passaram a ser processos rotineiros, que precisam ser realizados com cuidado e atenção para garantir o bom funcionamento de toda a infraestrutura de TI.
Mas, o que é uma emenda óptica?
Trata-se de uma junção permanente ou temporária de dois ou mais segmentos de fibras, que servem para:
• Aumentar a extensão de um cabo óptico;
• Fazer a mudança de um tipo de cabo;
• Conectar um equipamento ativo;
• Permitir manobras em um sistema de cabeamento estruturado.
Aqui na Amax, nós oferecemos esse serviço de emendas de fibra óptica através do processo de Fusão – um método moderno e bastante preciso para garantir o bom funcionamento da sua rede de fibra óptica.
Para esse procedimento é utilizada a máquina de fusão: a fibra é introduzida na máquina, limpa e clivada, para, após o delicado alinhamento apropriado, ser submetida a um arco voltaico que eleva a temperatura nas faces das fibras, provocando o seu derretimento e a sua soldagem.
Após o término do processo de fusão, é necessário fazer a cobertura das fibras ópticas nos pontos em que foram feitas as emendas.
Procurando uma empresa especialista em fusão de fibra ótica? Entre em contato conosco.